As vantagens da virtualização para a sua empresa

Investir em virtualização reduz muito os custos operacionais e melhoram a eficiência de TI. Uma estrutura de virtualização bem organizada pode ser a diferença que a sua empresa procura. Descubra como esses diferenciais podem otimizar os serviços do seu negócio.

A virtualização salva. O agrupamento de recursos de servidor, armazenamento e rede tira proveito da capacidade sobressalente e economiza dinheiro de espaço, custos com serviços públicos e esforço administrativo. Ao mesmo tempo, a virtualização  fornece oportunidades para estratégias de recuperação de desastres e continuidade de negócios, além de equilíbrio de carga, resultando em uma maior disponibilidade de dados e aplicativos.

Infelizmente, pequenas e médias empresas (PMEs) geralmente abandonam os investimentos em tecnologia que reduzem muito os custos operacionais e melhoram a eficiência da TI, por serem considerados muito complexos ou caros. Mas agora servidores, produtos de armazenamento e de rede com recursos de virtualização acessíveis estão disponíveis para sua empresa.

Através da virtualização, as PMEs podem não só consolidar e otimizar recursos, como podem também

  • Reduzir a paralisação equilibrando a carga de disponibilidade de aplicativo
  • Isolar áreas problemáticas
  • Adicionar recursos instantaneamente para melhorar o desempenho e a capacidade quando necessário
  • Reduzir custos de licença de software, gerenciamento de sistema, espaço físico e contas de serviços públicos

Manutenção da disponibilidade de aplicativo
Vamos encarar isso: As coisas nem sempre saem conforme o planejado. As paralisações, decorrentes de falhas de hardware ou software, desastres naturais ou até manutenção planejada podem gerar o caos em qualquer empresa. As pessoas estão acostumadas a estarem online o tempo todo, e tornou-se crítico garantir o mínimo de paralisação possível. Embora as soluções confiáveis de tecnologia, backup e restauração provavelmente já sejam parte de como você pretende resolver o problema da disponibilidade, você pode ainda não ter considerado como a virtualização também pode ajudar. Com a virtualização, você pode mover aplicativos facilmente, os arquivos de dados associados com eles e as conexões de rede entre os dispositivos. Caso um dispositivo falhe, os recursos em instâncias separadas podem ser imediatamente acionados.

Colocar um conjunto de serviços para funcionar a partir de uma biblioteca de máquinas virtuais pré-existentes pode tornar muito mais rápida uma recuperação de um desastre total. Dependendo da configuração, é possível fazer com que a virtualização abranja diversos locais. No caso de um desastre em um local, os serviços podem ser ativados rapidamente a partir de outro local.

Habilitação da continuação do uso de aplicativos legados
Muitas empresas usam aplicativos com muitos anos de vida. Esses aplicativos podem ser a força vital de suas empresas. Mas conforme o ambiente operacional subjacente muda, é possível que haja alguma instabilidade. Ambientes virtualizados podem ajudá-lo a isolar aplicativos legados menos estáveis e permitir que continuem a funcionar apesar das mudanças na infraestrutura subjacente. Ao separá-los, você evita que um aplicativo afete o desempenho de outro.

Sucesso durante picos de demanda
Uma das melhores formas de evitar travar os sistemas é garantir que eles suportem as demandas. Conforme vamos chegando mais perto das festas de fim de ano, agora é um momento ótimo para determinar se a sua infraestrutura suporta os picos de demanda. A virtualização permite direcionar a capacidade sobressalente em um determinado servidor para outro, “turbinando” a operação para suportar o aumento de demanda no final do ano.

Redução de custos
A vantagem mais óbvia de usar a virtualização é a economia geral de custos operacionais. Consolidar serviços em servidores mais novos e de maior desempenho ajuda a reduzir os custos de manutenção e as taxas de licenciamento de software. Garantir que a capacidade de recursos não fique sem uso permite otimizar os investimentos. Minimizar o espaço ocupado pelo sistema e as contas de serviços públicos também ajuda a economizar muito.

HP Just Right IT
O portfólio HP Just Right IT oferece servidores econômicos criados para virtualização com seus servidores HP ProLiant Gen9. Esses servidores novos e mais potentes aumentam o desempenho dos aplicativos e melhoram a densidade da Máquina Virtual. Eles podem ajudá-lo a reduzir a paralisação, reduzir os custos com refrigeração e energia para a TI e consolidar os recursos da TI – levando a uma redução nos custos gerais da empresa e a uma maior disponibilidade de aplicativos.

O armazenamento e as redes também podem ser virtualizados. A HP oferece arrays de armazenamento de baixo custo, como o MSA 1040, para você ter a quantidade certa de armazenamento para começar. Plataformas de crescimento, como a MSA 2040, fornecem ainda mais capacidades e desempenho. Para acelerar a implantação de virtualização, a um custo realmente baixo, usando o hardware existente, tire proveito do HP StoreVirtual VSA. A HP também oferece switches de rede acessíveis, como o HP 5400R, que são habilitados para SDN (redes definidas por software) com OpenFlow.

Caso ainda não tenha virtualizado, agora é um bom momento para garantir a continuidade de suas operações nos próximos meses. Para saber mais sobre as soluções e produtos HP Just Right, entre em contato com a gente em www.sercompe.com.br.

Via HP Expert Day