A sinergia entre negócio e TI

Por Rafael Cardoso*

Os executivos de TI estão constantemente na luta para nivelar a segurança da infraestrutura de TI tradicional com os benefícios do novo estilo de TI, a era da “Hiper Conectividade”. A agilidade requerida para entrega de aplicações e serviços é crescente e faz com que o alinhamento de TI com as demandas de negócio se torne um fator crítico de sucesso para as organizações.

header

A sinergia entre negócio e TI


A resposta à  este desafio proposta pelas soluções em Nuvem ainda está muito longe de se tornar realidade devido principalmente a necessidade de adequação das aplicações que atualmente suportam o negócio. Não é de hoje que executivos de empresas de todos os portes nos procuram com o anseio de
iniciar sua jornada para a Nuvem – e ela é possível – porém tudo precisa ser muito bem planejado e jamais será feito em um piscar de olhos. Por isso mesmo chamamos de jornada. Um roadmap precisa ser desenhado e seguido à risca para o êxito neste processo.

Muitas vezes quando iniciamos a conversa sobre Nuvem um “pré-conceito” vem a tona pois esquecemos que a Nuvem não necessariamente é externa. Na maioria das vezes o caminho mais acertado é iniciar automatizando sua infraestrutura atual e criando sua nuvem privada, ou interna, que posteriormente pode se transformar em híbrida ou até mesmo externa, seguindo os preceitos do que foi desenhado no roadmap.

A HP Enterprise (HPE) recentemente deu um passo à frente e de encontro a esta demanda lançando o HPE Synergy, que traz para o mercado como produto um conceito de Composable Infrastructure ou em tradução livre, a nova geração da infraestrutura modular. Imagine ter em uma única solução recursos computacionais, de armazenamento e conectividade.

Tudo isso gerenciado como um repositório de recursos físicos que podem ser alocados e conjugados de acordo com a necessidade. Da mesma forma estes recursos podem ser liberados para uso em outra demanda, de forma completa ou parcial. Imagine uma demanda emergencial para liberação de alguma aplicação para o negócio. Este processo em um cenário tradicional pode levar semanas passando pela liberação da infraestrutura necessária para o desenvolvimento, testes e produção.

Isso tudo sem falar no tempo de desenvolvimento em si. A ideia do HPE Synergy é reduzir a praticamente “ZERO” o tempo de provisionamento desta infraestrutura, gerando uma economia muito grande na operação e também na despesa com infraestrutura através de uma arquitetura “fluida” e aberta. Tudo isso podendo escalar de poucos servidores a racks e até a Datacenters inteiros e principalmente, totalmente alinhada com o ciclo de vida das aplicações. Esta é a nova geração de Datacenter definido por Software. Através de uma única console você poderá provisionar, gerenciar e monitorar toda a infraestrutura ao alcance de alguns “clicks”.

Para detalhes a respeito do HPE Synergy ou qualquer outra solução, sinta-se a vontade em nos procurar.

Maiores informações:

HPE Synergy in Two Minutes: https://www.youtube.com/watch?v=8tbNdGa2iS0

HPE: www.hpe.com/info/synergy

Rafael Cardoso é Arquiteto de Soluções na Sercompe.