A importância de uma TI Estratégica nas empresas.

A transformação digital mudou a realidade não só entre as pessoas, mas também entre as empresas. Neste último cenário, a definição mais clara de transformação é o surgimento de um processo corporativo que envolve todas as áreas da empresa, do RH à TI, passando por produto, comercial – entre outras -, de forma a eliminar os “silos”, criando um ambiente mais colaborativo e de interação entre os envolvidos.

Esse processo atinge a todos os graus hierárquicos da organização e, ainda hoje, poucas pessoas estão abertas a realizá-lo – inclusive profissionais em cargos de liderança. Ele deve começar pela revisitação da visão e estratégia da empresa, buscando um ambiente mais voltado a data driven, ágil, colaborativo, aberto à experimentação e inovação contínua.

A transformação digital é, consequentemente, marcada pela influência cada vez mais decisiva da TI nas estratégias de negócios. Este fenômeno deu mais autonomia aos CFOs (Chief Financial Officer), que ganharam mais voz de comando, tomando decisões juntamente aos CIOs (Chief Information Officer), que, por sua vez, também estão atuando de maneira mais direta nas estratégias das empresas, tendo maior participação nos assuntos de TI.

Hoje, as corporações enxergam na tecnologia a solução para melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, atender de maneira mais rápida e eficaz e criar novos produtos e serviços. De meros fornecedores de equipamentos e resoluções na área de informática, os novos TI contam com pensamento criativo e têm como objetivo principal agregar valor ao negócio.

O que uma empresa ganha com uma TI Estratégica?

Todos os setores do mercado passam por um período de intensa concorrência. Além disso, as exigências e desejos dos clientes também mudam e aumentam de maneira significativa. Nesse contexto, é fundamental tomar decisões e colocá-las em prática de forma planejada e estratégica para que sua empresa não fique para trás.

Ao utilizar o setor de TI estrategicamente, a empresa desenvolve novos meios de se destacar em um segmento de mercado, de trabalhar com mais eficiência e de encantar os clientes. Além disso, ser vista como uma empresa inovadora ajuda a alavancar a reputação e a estabelecer um alto potencial de desenvolvimento da companhia. Veja, a seguir, alguns dos benefícios da TI estratégica quando aplicada ao dia a dia dos negócios:

  • Redução de custos

Uma boa gestão de TI pode analisar a realidade da empresa e de cada setor e apoiar substancialmente na diminuição de despesas. Ao invés de estabelecer um custo fixo e padronizado, esta análise calcula os investimentos de forma precisa, definindo o perfil de hardware necessário, assim como os equipamentos compatíveis com cada função.

Além da economia, a performance também acaba sentindo reflexos de uma boa gestão de TI, aumentando, inclusive, a produtividade dos colaboradores.

  • Acompanhamento das tendências do mercado

Profissionais de TI estão alinhados com as tendências e novas tecnologias, realizando consultorias e apresentando propostas. Com a visão de evolução do mercado, é possível orientar troca de produtos, direcionar investimentos por área de acordo com a demanda e determinar diferenciais que possam auxiliar na comunicação com a ponta final, ou seja, com o público consumidor.

  • Monitoramento da performance da equipe

Com o TI Estratégico orientado ao monitoramento frequente do desempenho da equipe, os diferentes setores da empresa podem trabalhar de maneira mais alinhada e homogênea. Os gestores ganham um domínio sistêmico do negócio, da situação atual e das tendências futuras a curto, médio e longo prazo.

  • Informação com mais segurança

Uma boa gestão de TI Estratégica pode se antecipar a ataques digitais, protegendo dados, arquivos e informações de invasões e vírus. Assim, ela poderá manter a proteção da companhia à altura dos avanços de hackers, proporcionando segurança à empresa.

  • Melhor atendimento ao Cliente

Nos dias de hoje, vemos a experiência do cliente sendo valorizada cada vez mais, devido ao acesso às redes sociais e transparência das relações. E o TI Estratégico, além de organizar o fornecimento de dados necessários para tomadas de decisão e mudanças de rota, pode implementar soluções inovadoras para tornar o contato da empresa com o cliente mais dinâmico, ágil e próximo. São caminhos para encontrar maneiras de tornar a experiência do cliente com a marca mais positiva e valorizada, fidelizando pessoas.

A Tecnologia da Informação está em constante evolução, com tendências se desenhando e se confirmando a cada ano. Entenda como aplicá-las ao seu negócio.

Clique e solicite contato.

https://conteudo.sercompe.com.br/contato-especialista