A importância da relação da TI com os outros departamentos de uma empresa

180507_Capa_825x542

A relação da TI com outras áreas implica em diversos processos no cotidiano de uma empresa. A começar pela utilização de softwares e hardwares. A tecnologia moderna exige a interação de profissionais com novas ferramentas que oferecem precisão e eficácia no trabalho. Integrar o setor de TI às demais áreas da empresa faz com que os funcionários possam utilizar melhor os recursos. Portanto, as vantagens da integração da TI ao restante da empresa podem trazer muitos benefícios:

Melhor uso de softwares.

Cada área de uma companhia tem suas funções específicas e faz uso de diferentes softwares para o executar o trabalho. Desde sistemas de geração de planilhas, edição de texto, até CADs e softwares de gestão, existem vários recursos que dependem da participação da TI para que eles funcionem corretamente e gerem resultados.

No caso de qualquer problema ou deficiência relacionados à performance destas ferramentas, a TI pode agir acompanhando as atividades de perto e diagnosticando possíveis falhas. A atualização dos softwares também é de grande importância, como a adição de plugins e de ajustes no próprio computador do usuário, além de limpeza de logs e arquivos temporários gerados pelo sistema.

Fácil compartilhamento de arquivos.

Muitos recursos são disponíveis e compartilhados pelos funcionários de uma empresa. Além dos sistemas usados diretamente para a realização de suas tarefas, temos os repositórios onde arquivos são compartilhados, a transmissão de dados entre computadores na rede e as políticas de acesso e de segurança.

Com uma relação próxima e transparente com outros departamentos, a TI pode estabelecer regras de acesso ou utilizar ferramentas que tornem a troca de informações mais simples — sempre de acordo com as normas que se fizerem necessárias dentro da companhia.

180507_Conteudo_825x542

Comunicação entre colaboradores.

Existem muitas ferramentas que permitem troca de informações entre os funcionários. Chats, e-mails, aplicativos de mensagens e dashboards são alguns dos exemplos que otimizam a comunicação dentro de uma empresa. A presença da TI está em identificar aquelas que o departamento necessita em função do tipo de dados que são compartilhados em sua rotina. Esse estudo implica em medir variáveis, como os tipos de arquivos a serem compartilhados, como textos, planilhas, imagens, vídeos, bem como os formatos.  A TI tem a expertise de encontrar a ferramenta que melhor atende às especificações detectadas por cada departamento.

Produtividade.

A substituição de trabalhos manuais por sistemas automatizados reduz significativamente a chance de erros ou falhas que comprometem a produtividade do negócio, além de gerar mais produção em menos tempo. Portanto, a automação de tarefas melhora a produtividade de uma equipe, que não precisa se ocupar em atividades praticamente mecânicas, podendo se ocupar em funções mais relevantes para a empresa. E o setor de TI pode garantir essa otimização, instalando e renovando ferramentas que proporcionem essa agilidade. Além disso, a TI tem a capacidade de conter problemas que paralisam uma função, como sistemas fora do ar ou inoperantes, garantindo o funcionamento em tempo integral.

Como podemos conferir, a relação da TI com as outras áreas de uma empresa é de vital importância, direta ou indiretamente. E isso envolve a produtividade da companhia e sua competitividade no mercado. O investimento em TI tornou-se um diferencial para as empresas se destacarem no mercado.