A automação como etapa fundamental na jornada para a nuvem

automação

Por Rafael Cardoso*

Em momentos de crise sempre nos deparamos com realidades duras a respeito de orçamentos, aquisições e corte de despesas. Vivemos em um mundo onde fatalmente o clichê do “fazer mais com menos” se torna um diferencial e muitas vezes mecanismo crucial para sobrevivência no mundo corporativo. Com a dependência cada vez maior de TI pelas áreas de negócio, nos vimos desafiados diariamente a alinhar as expectativas de prazos e orçamentos ao que a empresa inteira procura. Seja uma ação de Marketing, o lançamento de um novo produto, uma aquisição ou fusão ou uma abertura de mercado, a área de TI não pode ser um lastro que vai complicar a decolagem. Temos que usar este momento e transformar a TI em espinha dorsal do processo inteiro. Desta forma com toda a certeza vamos colher os frutos deste sucesso.

Todos os dias nós falamos em Cloud, mas não encontramos uma forma eficaz de chegar lá. Tudo parece muito complicado e longe de ser realidade. Parece ser impossível aplicar este conceito a nossa realidade. Tudo isso pode ser minimizado se pensarmos nesta situação através de outra perspectiva. Em minhas apresentações e reuniões sempre deixei muito claro que não gosto da palavra Cloud, justamente por ser muito abrangente. Prefiro falar em automação, pois ela traz para a realidade os anseios da grande maioria, ou seja, o fazer mais com menos. Pense em quantas atividades rotineiras tomam tempo precioso de sua equipe. E quantas destas atividades estão suscetíveis a erro humano?

Já pensou se você tivesse ao seu alcance uma ferramenta que aplicasse de forma segura e ao toque de um clique aquela atualização do sistema liberada pelo seu fornecedor? Que, além disso, também pudesse diariamente validar o seu “Backup” através de um “Restore” automatizado. Se você continuamente tem necessidade de criar réplicas de ambiente para testes e desenvolvimento ou executar ações corretivas baseadas em alarmes de sua ferramenta de monitoramento, esta ferramenta também pode lhe ajudar.

Estou falando de algo que já é realidade. O HPE Operations Orchestration (HPE OO) pode trazer toda esta tranquilidade e segurança através de um mecanismo robusto de automação. A construção de fluxos em uma interface intuitiva faz com que o HPE OO resolva rapidamente grande parte dos desafios diários da operação e se torne uma alavanca da transformação. Desde simples operações até mesmo integrações complexas entre ferramentas diferentes (por exemplo, uma ferramenta de monitoramento e outra de Service Desk), a flexibilidade da solução entrega o alinhamento necessário de TI com o restante da empresa. Seu escopo de trabalho abrange desde a camada de infraestrutura até as aplicações se transformando no início do processo de Cloud Híbrida dentro da sua empresa.

Independentemente da tecnologia de virtualização ou sistemas operacionais do seu ambiente, seja Windows, Linux, HP-UX, AIX, Solaris, VMware, Hyper-V, ou ainda, Storages e Servidores dos mais diversos fabricantes, a solução é agnóstica. Se seu banco de dados é SQL, Oracle ou DB2 não importa. Seu ERP é específico do segmento ou desenvolvido internamente? Também não importa. Por meio da disponibilização pela HPE de mais de 5000 operações prontas na ferramenta, e a possibilidade de criar as suas próprias, a aderência da solução torna-se totalmente transparente ao ambiente.

A automação é o ponto mais importante para a redução de despesas e também de erros operacionais. Com ela conseguiremos liberar seus profissionais para que eles façam o que é mais importante: trabalhar em melhorias que tragam mais benefício para a empresa. O objetivo é focar seus esforços em inovação e ferramentas que tenham como objetivo final aumentar a rentabilidade, principalmente através da redução de custos. A ferramenta ainda pode nativamente fornecer o ROI resultante da automação das tarefas. Podemos citar ainda outros pontos que podem ser endereçados com esta solução:

– Plano de Disaster Recovery / Validação após o DR

– Construção de ambientes de teste / homologação

– Checklist de ambiente (HW/SW)

– Auditoria de backup

– Abertura de tickets no help desk a partir de eventos das ferramentas de monitoramento

– Execução de “change requests”

– Gestão do ciclo de vida dos servidores (configuração / sistema operacional / aplicações / parâmetros)

– Verificação e correção de “compliance” do ambiente (políticas internas / ITIL / SOX / HIPPA / PCI)

– Remediação de incidentes recorrentes na Operação

– Deployment de novos ambientes (servidores / aplicações)

– Controle de custos (chargeback / showback)

– Integração entre ferramentas de diferentes fornecedores

– Gerenciamento de rotinas operacionais

– Padronização no ambiente

E muitos outros.

Traga sua demanda para nós que teremos o maior prazer e interesse em endereçar sua necessidade. A Sercompe tem muita experiência e “cases” de automação com utilização do HPE OO nos mais variados segmentos.

Para maiores detalhes do HPE OO acesse o vídeo aqui .

Entre em contato, estamos aguardando seu desafio.