Sercompe > Cases > ZM

ZM

Uma parceria de sucesso com a Sercompe/HP.
Histórico

Em 1983, a ZM iniciou suas atividades no ramo automotivo, dedicada ao desenvolvimento e fornecimento de solenóides e relés. Com o aumento da tecnologia, a conquista de novos mercados e a consolidação da marca no cenário internacional, estendeu sua produção para parafusos e porcas de roda e peças especiais conformadas a frio. Como resultado da excelente receptividade e do importante salto tecnológico, devido aos constantes investimentos, a empresa tem atualmente em sua linha de produtos também os motores de partida, alternadores, cruzetas, fixadores e, mais recentemente, bombas d’água e implementos rodoviários. Com uma história de crescimento sustentado por três décadas de atividades e a conquista de certificações internacionais de qualidade, fornece produtos de alta confiabilidade e competitividade.

 

Solução Sercompe

Percebendo a importância da tecnologia para seus negócios, a ZM solicitou a Sercompe que desenvolvesse um projeto tendo como principal objetivo prover alta disponibilidade em sua infraestrutura de TI, proporcionando continuidade aos negócios da empresa mesmo sendo afetada por algum tipo de desastre, ou por paradas não programadas de algum componente de TI. Segundo Sergio Rubens Fantini, gerente de TI da ZM S.A. “A parceria com a Sercompe vem acontecendo já há alguns anos, desde a implementação do primeiro datacenter em 2007, e devido aos bons resultados alcançados neste período, a ZM optou por desenvolver o projeto do site backup e em paralelo renovar o parque tecnológico instalado.”

 

Para endereçar este desafio, foi criado um segundo datacenter empregando tecnologias de clusterização de storage com o HP Lefthand P4500 em configuração multi-site. Também foi implementada a tecnologia de clusterização e de virtualização, utilizando as soluções da VMware. Para os servidores, foram utilizados produtos com tecnologia Blade da HP (servidores BL465 Gen8). Ao implantar o segundo datacenter, a distância entre eles é de 500 metros, a ZM passou a ter a sua disposição a flexibilidade de utilizar ambos os ambientes de forma ativa-ativa e com balanceamento de carga, o que proporciona uma melhor utilização dos recursos de TI e ganhos de comunicação para os usuários. Trabalhando desta maneira, além de tolerância a falhas não programadas, a ZM consegue realizar paradas programadas de qualquer um dos sites, para eventuais manutenções, sem causar interrupção de serviços aos usuários. Outra grande vantagem com a implementação do projeto é o processo de failover e failback automatizado dos ambientes de storage e virtualização, que permitem que a ZM tenha uma infraestrutura de TI não só altamente disponível, mas também simplificada, autônoma e de fácil gerenciamento e provisionamento.

 

Para a melhoria da proteção dos dados, a ZM e a Sercompe criaram uma estratégia de backup utilizando o conceito de armazenamento em disco com desduplicação e posterior consolidação através de backup permanente em uma unidade robotizada. Foi adotada a estratégia de backup online para o banco de dados Oracle e granular para o ambiente virtual. Utilizando a tecnologia da ferramenta HP Data Protector chamada de Catalyst, a ZM pode garantir a retenção de todos os seus dados produtivos por 15 dias em disco, o que proporciona a restauração de forma altamente eficiente e rápida em caso de corrupção lógica ou indisponibilidade de dados críticos. Ao optar pela tecnologia de servidores HP BladeSystem, a ZM também terá benefícios relacionados à economia de espaço e energia, além de contar com a ferramenta HP Insight Control, que gerencia e monitora toda a infraestrutura, abrindo chamados de suporte automaticamente na HP em caso de falhas, agilizando consideravelmente a resolução de problemas, reduzindo o tempo de paradas e os custos com a administração de TI. “Todas as fases do projeto foram desenvolvidas por profissionais altamente qualificados da parceira, resultando num ambiente de alta disponibilidade e com custos compatíveis com a estrutura da empresa.”, finaliza Sergio Rubens Fantini.