Sercompe > Cases > Grupo CEEE

Grupo CEEE

Companhia Estadual de Energia Elétrica otimiza parque tecnológico com a Sercompe.
Histórico

Criada em 1943, o grupo CEEE atua no setor energético nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Com sede no estado do Rio Grande do Sul produz cerca de 18% da energia hidrelétrica do estado e distribui energia elétrica para um terço do mercado gaúcho. Com mais de 4,4 mil funcionários, é a 17ª maior empresa do Sul do país.

 

Solução Sercompe

Para maximizar a capacidade das operações de TI e suportar o crescimento dos negócios, a empresa sentiu a necessidade de modernizar seu parque tecnológico. O Grupo CEEE, então, iniciou um estudo para atualizar e otimizar sua infraestrutura, concluindo que a melhor opção seriam os servidores blade, equipamentos em forma de lâminas projetados para aumentar a agilidade e a eficiência dos datacenters. A Sercompe, canal Specialist (first-tier) da Hewlett-Packard (HP), ganhou o processo licitatório com a tecnologia HP BladeSystem.

 

O uso da tecnologia HP BladeSystem possibilitou à CEEE melhorar sua eficiência em relação aos custos operacionais pois, além de ocupar um espaço menor em comparação aos servidores tradicionais, utiliza menos infraestrutura de rede e cabeamento, consome menos energia e ainda fornece grandes vantagens em termos de gerenciamento e escalabilidade, além de redundância em componentes como fontes e ventiladores.

 

Outro diferencial da solução é a ferramenta HP Insight Control, que gerencia e monitora toda a infraestrutura. Com este software as aberturas de chamados de suporte na HP são feitas automaticamente em caso de falhas, agilizando consideravelmente a resolução de problemas, reduzindo o tempo de paradas e os custos com a administração de TI, além de possibilitar a gestão centralizada de todos os servidores em uma única console de software.

 

Segundo o Coordenador de TI Luis Carlos Niedersberg “O Grupo CEEE estava com um parque de servidores heterogêneo, antigo e sem possibilidade de expansão. Temos servidores RISC HP 580 com mais de 20 anos, outros servidores RISC e muitos servidores x86. Com este projeto buscamos a modernização, consolidação dos servidores e principalmente o gerenciamento centralizado que tem-se mostrado muito eficiente na plataforma Blade HP.”