Sercompe > Cases > Elian

Elian

Elian Indústria Têxtil se prepara para o crescimento com a Sercompe.
Desafios

1. Necessidade de expansão: existiam limitações de recursos físicos;
2. ERP já não atendia mais todas as necessidades e demandava upgrade;
3. Garantir a possibilidade de expansão dos serviços sem afetar a disponibilidade;
4. Suportar as novas demandas de recursos solicitadas por diversas áreas.

 

Histórico

Com mais de 20 anos de história a Elian Indústria Têxtil, fundada em Jaraguá do Sul/SC, é uma das maiores indústrias de confecção do Brasil. Com aproximadamente 900 colaboradores diretos, a empresa atende todos os estados do Brasil, além de exportar parte de sua produção. O parque fabril abrange uma área de aproximadamente 5.000m² com capacidade produtiva de 500 toneladas de tecidos por mês.

 

Solução Sercompe

Devido ao crescimento nas vendas, a empresa sentiu a necessidade de renovar sua infraestrutura e preparar-se para o crescimento. Com duas fábricas separadas por aproximadamente 1 km, uma das prioridades era a infraestrutura de rede.Na prática, a Elian Têxtil desenvolveu dois projetos. O primeiro projeto consistiu em reestruturar o ambiente de rede. Para isso foram adquiridos switches gerenciáveis, certificação de todo o cabeamento e criado um anel óptico para a planta AN Têxtil. Para o ambiente interno das fábricas foram instalados controladores wireless, diminuindo cabos e custos operacionais, além de evitar eventuais rompimentos e riscos de perda de comunicação.

Todo o gerenciamento e monitoramento da rede LAN é feito através do software HP Intelligent Management Center (IMC) que proporciona à equipe de TI realizar um trabalho proativo na gestão dos ativos de rede. A interligação das duas fábricas (AN e Elian) era feita via rádio. Como parte do projeto inicial, essa interligação passou a ser feita através de um cabo de fibra ótica de 1GB, tornando a comunicação entre fábricas 15x mais rápida e mais consistente, uma vez que o sinal via rádio era suscetível a intempéries meteorológicas.

O segundo projeto consistia em um novo ambiente com o objetivo de diminuir as horas gastas com gerenciamento da infraestrutura, aumentar a disponibilidade e suportar a nova demanda por processamento, para isso foi adquirido o HP BladeSystem C3000 e lâminas BL465, servidores inteligentes que praticamente suspendem a necessidade de intervenção humana. Uma das principais ferramentas do HP BladeSystem é o HP Insight Control que gerencia e monitora toda a infraestrutura, abrindo chamados de suporte automaticamente na HP em caso de falhas, agilizando consideravelmente a resolução de problemas, reduzindo o tempo de paradas e os custos com a administração de TI, além de outras funcionalidades que auxiliam no provisionamento da infraestrutura seja ela lógica ou física.

Para o armazenamento, foram adquiridos os Storages HP StoreVirtual 4000, que proveem várias funcionalidades nativas do equipamento, como replicação síncrona, “snapshots”, “thin provisioning” e a escalabilidade em padrão “Scale-Out”. Outro grande diferencial deste projeto, foi todo o suporte prestado pela Sercompe durante a implementação da nova infraestrutura. Inclusive na migração do ambiente legado para a nova solução, com zero downtime para os usuários internos da Elian.

“Estamos completamente satisfeitos em optar pela HP e com a parceria da Sercompe. Em todas as etapas, nosso parceiro entendeu perfeitamente a necessidade da empresa e acompanhou com excelência a implantação do projeto. Estamos em um momento importante no crescimento da Elian e estamos tranquilos com relação à nossa Infraestrutura de TI, pois sabemos que temos tecnologia de ponta e parceiro altamente qualificado para nos atender.” Fabio R. Ceroni, coordenador de TI da Elian.

 

Benefícios

1. Comunicação entre fábricas ficou 15x mais rápida;
2. Gerenciamento da rede e diminuição no número de cabos. (sem lentidão);
3. Equipe de TI parou de atender chamados reativos e focam em projetos internos da empresa;
4. A empresa está pronta para o crescimento estratégico projetado, durante os próximos 03 anos.