Sercompe > Cases > COOPAVEL

COOPAVEL

Coopavel renova infraestrutura e se prepara para crescer

Desafios

  • Melhorar a disponibilidade da infraestrutura para garantir que o negócio não fosse impactado por falhas;
  • Eliminar a possibilidade de perda de dados em caso de falhas do sistema;
  • Reduzir o tempo de reestabelecimento das aplicações para minutos após uma falha;
  • Reduzir o tempo de restauração do Backup;
  • Melhorar a performance dos equipamentos de armazenamento de dados;
  • Melhorar a eficiência operacional de toda a infraestrutura.

Soluções

  • Servidores rack HP DL 380Gen9 com menor consumo de energia e maior capacidade de processamento;
  • Storage HPE 3 PAR 7200 AFA com maior desempenho e menor consumo elétrico;
  • Sistema de replicação HPE Peer Persistence;;
  • Switches HPE 5800 com 10Gb sobre IRF;
  • Sistema de Backup em disco H P VSA StoreOnce;
  • Sistema de gerenciamento de Backup HPE Data Protector;
  • Sistema de virtualização Microsoft Hyper- V;

Resultados para o Negócio

  • Economia de 50% no espaço físico destinado ao armazenamento no Datacenter;
  • Redução do custo de energia elétrica;
  • Segurança e estabilidade das aplicações;
  • Reposicionamento da marca Coopavel;
  • Aumento na satisfação dos cooperados;

“Estamos satisfeitos com os resultados das soluções adotadas. Além da redução de espaço físico e consumo de energia elétrica, a infraestrutura atual nos permite recuperação rápida em caso de falhas e está preparada para suportar nosso crescimento para os próximos cinco anos.”
Rogerio Aver, Gerente de TI da Coopavel

”A Coopavel vem investindo ano após ano na qualidade dos produtos e serviços prestados aos seus associados e clientes, sendo que esse projeto visa prover operações mais seguras, ágeis e confiáveis para que a área de TI possa estar cada vez mais alinhada aos objetivos da empresa e suportar nosso crescimento de forma integrada”

Dilvo Grolli – Diretor Presidente da Coopavel

 

Com faturamento anual de R$ 1,95 bilhão, a Coopavel apostou nas soluções da Sercompe para aumentar ainda mais a rentabilidade dos negócios e evitar perdas milionárias por conta de falhas no sistema. Com uma infraestrutura que  atende à 26 filiais e 10 indústrias, qualquer falha que provocasse a paralização poderia causar um prejuízo incalculável.

 

Parceiros há mais de sete anos, a Coopavel buscou a Sercompe no final de 2014 para ajudá-la a reformular toda a sua infraestrutura e garantir a confiabilidade da operação. Utilizando as soluções do portifólio da HPE, o projeto contemplou a substituição de ativos de rede, servidores e storage, além de todo o sistema de backup. O ambiente foi duplicado em dois Datacenters independentes e separados fisicamente, mas que dividem toda a carga de operação. As aplicações foram distribuídas para que nenhum ambiente ficasse ocioso e, como o projeto prevê alta disponibilidade, não há parada: caso algum Datacenter falhe, elas são migradas imediatamente para o outro  Datacenter sem que os usuários percebam qualquer movimentação

 

Como plataforma para virtualização, a Coopavel adotou o sistema Hyper-V, da Microsoft. Esta foi a primeira implementação no Brasil da integração do sistema da Microsoft com a funcionalidade Peer Persistence dos equipamentos da HPE 3 PAR, que garante que os dados permaneçam íntegros e idênticos nos dois sistemas de armazenamento. Atualmente, a Cooperativa colhe os frutos de ter saído na frente: ”Desde o início da operação com as novas soluções da HPE/Sercompe, enfrentamos uma única queda no sistema, mas não perdemos nenhuma informação e a recuperação foi tão rápida que praticamente nem percebemos. Além disso, a performance proporcionada pelos discos SSD trouxe mais agilidade nas operações do cotidiano“ destaca o Gerente de TI da Coopavel, Rogerio Aver

 

Com as soluções adotadas, a infraestrutura de TI da Coopavel está preparada para suportar o crescimento projetado para os próximos cinco anos. Além disso, a nova estrutura proporcionou outros benefícios em agilidade, como a redução de 15 para 5 horas no tempo de execução do backup sem nenhuma parada na infraestrutura – anteriormente era necessário deixar alguns sistemas fora do ar por mais de 2 horas para que se pudesse executar o backup –  e aumento da capacidade de armazenamento em até três vezes se comparado aos sistemas tradicionais, consumindo apenas um quarto do espaço. A cooperativa ainda obteve ganhos como flexibilidade e manutenção do ambiente, menor custo de licenciamento do software e redução de energia elétrica e espaço físico. “Apresentamos um projeto de última geração contemplando o estado da arte em Infraestrutura para atender aos requisitos de negócio da Coopavel, que apostou na experiência da Sercompe e na qualidade dos produtos HPE. Agora, a cooperativa pode se dedicar a expandir sua operação sem preocupações”, ressalta o Accounta Manager da Sercompe, Renan Sacoman.

 

Foram onze meses entre desenho de arquitetura, testes de conceito e implementação da solução. Com a nova infraestrutura em plena atividade, o investimento no projeto já trouxe retornos com todas as operações automatizadas e processos integrados.

 

Sobre a Coopavel

Fundada em 15 de dezembro de 1970 por um grupo de 45 agricultores, a cooperativa surgiu com o objetivo de fortalecer os agricultores da região, fornecendo insumos agrícolas de alta tecnologia e recebendo sua produção. Com o decorrer do tempo, sentiu-se a necessidade de agregar valor por meio da industrialização. Com sede em Cascavel, no Paraná, a Coopavel se se transformou em uma das 20 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo a Revista Exame, e atualmente conta com 26 filiais comerciais e 10 indústrias instaladas em 17 municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná, mais de 4.600 associados e cerca de 5.200 colaboradores diretos, contribuindo para um faturamento superior a 1.95 bi em 2015.

 

Sobre a Sercompe

A Sercompe é uma empresa de tecnologia que se dedica a auxiliar empresas a planejar, construir e manter infraestruturas de TI confiáveis e escaláveis, focada em potencializar os negócios dos seus clientes. Especialista há quase 30 anos no fornecimento de produtos e serviços de TI e Comunicação, a empresa, que atende todo o sul do Brasil, representa alguns dos principais players de tecnologia corporativa do mundo, como a Hewlett Packard Enterprise (HPE), a Fortinet e a Microsoft.