Sercompe > Cases > Cecred

Cecred

Investimento em tecnologia prepara o Sistema Cecred para crescer

Desafios

  • Aumentar o nível de performance e disponibilidade da infraestrutura de rede;
  • Melhorar o nível de monitoramento e gerência dos equipamentos de rede;
  • Implantar um ambiente que obedeça aos padrões do modelo de rede SDN – Software Defined Network;
  • Promover a integração completa com o ambiente de servidores e sistemas;
  • Garantir que a implantação ocorresse sem impacto na operação.

 

Soluções

  • Switches HPE FlexFabric 5930;
  • Switches HPE 5900;
  • Software de Gerenciamento e Monitoramento HPE IMC;
  • Arquitetura, implementação e documentação da solução por meio de Serviços HPE e Sercompe.

 

Resultados do Negócio

  • Melhora no desempenho da rede dos datacenters;
  • Gerenciamento da rede possibilitando acompanhamento do desempenho dos sistemas;
  • Estrutura que suporta um crescimento de 10 vezes no volume de informações trafegadas;
  • TI Verde: otimização de espaço físico com a redução de cabeamento e melhoria na eficiência energética.

 

Um sistema inovador para o Sistema Cecred

“Com as novas soluções, estamos prontos para os próximos cinco anos sem qualquer preocupação referente à capacidade de rede nos datacenters. ”

 

Oni Rogério Pereira Jr.

Gerente de Infraestrutura de TI da Cecred

“Com o Sistema Cecred em crescimento constante, buscávamos uma infraestrutura de rede que acompanhasse essa evolução e garantisse a continuidade do atendimento de qualidade aos cooperados. A solução concebida pela HPE e implantada em parceira com a Sercompe mostrou que os investimentos realizados foram assertivos e trouxeram a resposta esperada: uma infraestrutura moderna e segura que garante o crescimento do negócio com a performance necessária. Isso se traduz em segurança , qualidade e confiança para os mais de 500 mil cooperados do Sistema Cecred”.

 

Déborah Diná dos Santos

Diretora de TI e Serviços da Cecred

 

Infraestrutura apoiando o crescimento

O Sistema Cecred cresce em média 30% ao ano e, para a Tecnologia de Informação suportar esse crescimento buscou soluções inovadoras para preparar a infraestrutura de rede para os próximos anos. Parceira da Sercompe há quase duas décadas, investiu em uma estrutura moderna com o objetivo de oferecer mais agilidade, segurança e disponibilidade para a sua rede de atendimento no Sul do Brasil.

 

A infraestrutura de rede estava em uso há mais de 7 anos, e já dava sinais de cansaço. As dificuldades de se obter atualizações e upgrades para atender às demandas atuais e ao crescimento, motivaram o Sistema Cecred a buscar uma nova infraestrutura. Para eliminar problemas de baixa performance com alta taxa de tráfego, optou-se pela modernização completa da sua rede e pela adoção do padrão SDN – Software Defined Network.

 

Com estratégia e planejamento adequados, todo o processo de instalação da nova solução aconteceu enquanto as atividades normais da operação continuavam em funcionamento. “A sinergia estabelecida entre a TI da Cecred, HPE e Sercompe permitiu uma análise de risco muito bem executada. Essa parceria resultou em métodos que garantiram uma migração tranquila, sem nenhuma intercorrência, falhas ou necessidade de rollback – retorno à solução anterior. O tempo de parada foi mínimo e dentro das janelas adequadas”, destaca o Coordenador de Infraestrutura de Redes e Telecom da Cecred, Sandro Rahn.

 

As novas soluções implantadas pela Sercompe e HPE foram fundamentais para aumentar a escabilidade e ampliar a capacidade de rede nos datacenters, visando manter o ambiente sempre produtivo e que contemplasse a expansão constante. O projeto prevê ainda consolidar o uso dos recursos proporcionando a entrega de novos serviços aos cooperados, tais como WI-FI nos pontos de atendimento, melhoria da performance para os usuários através da otimização do tráfego e implantação da console de gerenciamento para facilitar o trabalho da equipe de TI.

 

De acordo com Oni Pereira Jr, Gerente de Infraestrutura de TI  “O novo sistema de monitoramento nos fornece uma visualização da rede muito mais detalhada, com relatórios mais completos, fazendo com que o trabalho de resolução de problemas – troubleshooting – executado pelos técnicos seja mais simples e ágil. Ganhamos mais produtividade e qualidade no trabalho. E o mais importante: fizemos essa mudança sem que os serviços ficassem indisponíveis – os cooperados não foram afetados.”

 

TI VERDE

A atualização na tecnologia contemplou ainda a utilização de cabos de fibra ótica, que diminuem drasticamente a densidade de cabeamento se comparadas à rede tradicional . Foram retirados mais de 150 quilos de cabos do datacenter, além de painéis e equipamentos que foram desativados, gerando economia de energia elétrica, de refrigeração e de espaço físico, evitando novos investimentos no futuro. Todo o descarte desses produtos se deu de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a destinação adequada para esses materiais.

 

 

“A Sercompe e a TI da Cecred enfrentaram um grande desafio: implantar a nova infraestrutura em paralelo à operação da antiga. Foi desenvolvido um planejamento minucioso de todas as atividades necessárias para realizar a troca da infraestrutura com os sistemas em pleno funcionamento. Seguido à risca, foi possível migrar o datacenter sem imprevistos e implantarmos uma estrutura inovadora para benefício das mais de 160 unidades de atendimento do Sistema Cecred”

 

Fernando Dickmann

Account Manager da Sercompe