Case Karsten

“O coração tem que estar bombando, estar firme, e o coração da infraestrutura de TI e software não estava. Era preciso intervir. Precisávamos de uma solução eficiente, não apenas comprar um hardware. Foi quando a Sercompe chegou para nos apoiar.”

Marcelo Dalpiaz
Gerente de TI da Karsten SA


Sobre a Karsten:

Uma das maiores indústrias de cama, banho, mesa e tecidos para decoração no Brasil, a Karsten é uma empresa de capital aberto com 135 anos de história. Presente em aproximadamente 23 países é uma das maiores exportadoras do país em artigos têxteis. Possui modernas instalações fabris e administrativas, sendo que todo o processo produtivo é desenvolvido internamente. A empresa emprega mais de duas mil pessoas na sua sede em Blumenau/SC.

Como fizemos:

A Karsten é uma das maiores indústrias de cama, mesa, banho e tecidos para decoração do Brasil e uma das marcas mais antigas do país. Em 2014, a empresa adotou um novo modelo de gestão, uma renovação que resultou em novos investimentos e novos acionistas e, com isso, o setor de TI passou a represar demandas.

Na época, a Karsten contava com 144 máquinas virtuais e mais três clusters. Estava em meio a uma implantação de ERP, com limitação total de recursos computacionais e sem capacidade de manobra.Todos esses fatores dificultavam o gerenciamento do sistema.

 “O coração tem que estar bombando, estar firme, e o coração da infraestrutura de TI e software não estava. Era preciso intervir. Tínhamos um Storage 3PAR e lâminas, ambos com seis anos de uso, sérios problemas de performance, pouca memória e processamento. Precisávamos de uma solução eficiente, não apenas comprar um hardware. Foi quando a Sercompe chegou para nos apoiar”, conta Dalpiaz.

A infraestrutura de hardware projetada pela Sercompe sob medida para Karsten compôs Servidores x86, utilizados para cluster de virtualização e banco(Oracle), Storage All-Flash, aplicado no armazenamento das informações e Solução Veeam e Tape Library, para backup com fitas.

Principais mudanças

Hoje, o datacenter da Karsten está consolidado dentro de uma única sala e compreende toda a empresa, envolvendo o ERP, software de emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e a receber, RH e todos os ecossistemas que uma grande empresa como a Karsten utiliza dentro dessa estrutura.

O ERP foi adicionado a essa nova infraestrutura e proporcionou mais eficiência ao corporativo. Um processo no ERP, que antes era de 01h45, passou para dez minutos, otimizando o tempo da equipe, que agora pode se dedicar a outras tarefas também. O PCP passou a emitir relatórios mais rapidamente, o BI tem informações para tomadas de decisões de forma mais ágil, o armazenamento e o backup funcionam com maior agilidade.

Um backup das áreas comercial e industrial (IBM Db2) que levava em média duas horas, agora fica pronto em apenas 30 minutos. O antigo 3PAR passou a servir como backup em disco, armazenando informações de até 15 dias de trabalho.

O restore em disco com Veeam pode ser feito com apenas um clique e em segundos. Anteriormente, demandava que uma pessoa buscasse a fita, alocando janela de tempo para isso. A Sercompe auxiliou a Karsten a consolidar os serviços com maior tecnologia, ampliar e modernizar a capacidade de armazenamento de informações e a disponibilidade para atender melhor às demandas.

“Antes de adquirir os equipamentos precisávamos entender o cenário, os problemas que tínhamos, assim como as necessidades futuras em curto e médio prazos”, afirma o gerente de TI da empresa.

Várias estratégias de negócios da Karsten foram beneficiadas com a nova infraestrutura, resultando ainda em maior satisfação dos colaboradores no gerenciamento das tarefas. Agora, eles têm mais autonomia e agilidade.

Como a Karsten já utilizava equipamentos HPE, eles puderam ser reaproveitados e somados às novas soluções HPE. Os servidores foram adicionados a uma enclosure que o cliente já possuía, assim como o storage que foi instalado junto a outro storage, consolidando os equipamentos já existentes. Havia 50 servidores físicos que se transformaram em um conjunto de apenas três.

Simplificação no gerenciamento

A Sercompe conseguiu envolver a estrutura necessária para essa consolidação, resultando em simplicidade para o novo momento da Karsten, em um mercado acirrado e em constante mudança.

“Trata-se de uma tecnologia já consolidada e que é muito aderente ao momento que a Karsten está vivendo. A solução proposta, em si, não era nova, porém com tecnologia avançada, tendo em vista que a TI sempre se renova a cada aplicação. O projeto foi implantado sob medida. Criado especificamente dentro da realidade apresentada pelo cliente”, afirma Edson Carlos Zucki, da Sercompe.

Outro desafio foi atender às necessidades da Karsten mantendo o investimento necessário e dentro do orçamento permitido. “Houve uma grande flexibilidade para atender a essa expectativa do cliente”, completa Zucki.

Também foi preciso realizar algumas correções como redução das máquinas virtuais, para depois promover a troca dos servidores. “Isso tornou muito mais simples o gerenciamento de toda infraestrutura da Karsten”, complementa Dalpiaz.

Próximos passos

O próximo passo é o projeto de networking, já que a empresa tem 135 anos e conta com ativo de rede com mais de dez anos de uso. Por isso, desde estrutura física até estrutura de rede sem fio, tudo será reestruturado pela Sercompe. Este trabalho já foi iniciado e deve rodar no primeiro semestre de 2018.

“A expectativa inicial foi completamente atendida, que era trazer a oportunidade de implementar o diferencial na casa, trazer novidades, resolver esse trabalho represado e criar uma nova linguagem de programação. Tudo isso aconteceu de 2016 para cá, preparando a Karsten para as novas demandas que virão”, conclui Dalpiaz

  • Modernizar a infraestrutura para atender as demandas do negócio;
  • Melhorar a eficiência operacional;
  • Criar uma operação de simples gerenciamento, com alto nível de tecnologia.
  • Melhorar a performance dos serviços internos;

Infraestrutura de hardware compôs:

  • 3 Servidores x86 – para cluster de virtualização + 1 Servidor Oracle
  • Storage All-Flash – para armazenamento das informações;
  • Solução Veeam e Tape Library – para backup com fitas.
  • Transformar processos manuais em automáticos;
  • Agilidade nas operações internas;
  • Maior satisfação dos colaboradores no gerenciamento das tarefas.