Case Breithaupt

“O consumidor da nova geração está cada vez mais exigente. E com a tecnologia à sua disposição, pode escolher a melhor opção de preço, mix e marca. Ele procura a experiência de compra. Buscar ser atualizada e competitiva no mercado de atuação é o ponto de partida para qualquer empresa que queria crescer, e principalmente fidelizar seus clientes.”

Eliseu Paulo de Souza
Gerente de TI do Breithaupt


Sobre o Breithaupt

O Breithaupt é uma empresa tradicional e consolidada com 91 anos de atuação em Santa Catarina. Com unidades em Jaraguá do Sul e em mais 15 cidades, o Breithaupt trabalha com grandes marcas e variedades em materiais de construção, máquinas, ferramentas, eletromóveis, bazar e automotivo.

A empresa vem trabalhando seu plano de expansão e com visão estratégica de nos próximos 4 anos se tornar líder do segmento no norte de Santa Catarina. Somente em 2017 foram inauguradas 5 novas unidades e outras foram ampliadas, entre elas a maior loja da rede, que recebeu um layout e ambiente diferenciado de distribuição dos produtos. Neste mesmo prédio também se localiza o novo Centro Administrativo, que foi ampliado com a criação de ambientes para uma loja escola e laboratório de TI, para capacitação de colaboradores em projetos de formação de mão de obra e lideranças.

Necessidade de Mudanças

Até 2017, por padrão, a empresa sempre hospedou o data center internamente.

“Isso exigia investimentos constantes em estrutura e espaço físico além de profissionais dedicados à sua manutenção, tirando-os do foco principal do negócio,” relata Eliseu.

No segundo semestre de 2017 esta infra tinha chegado ao seu limite de garantia dos equipamentos e de capacidade de processamento, sendo necessário um projeto imediato de renovação para sustentar o crescimento do negócio.

Também era evidente e necessidade de uma profunda melhoria do nível de segurança e acesso a informação, além da estabilidade do ambiente para suportar sistemas que mantém a operação da rede de lojas totalmente online, incluindo o Centro Administrativo e o Centro de Distribuição.  Outro desafio era a diversificação, expansão e convergência dos canais de vendas físicos e virtuais.

Como fizemos

A proposta da Sercompe levou o Breithaupt a adotar o DCaaS – Data Center as a Service, que elimina os custos de aquisição de infraestrutura e oferece arquiteturas de acordo com a necessidade do negócio. A solução permitiu ao Breithaupt eliminar a necessidade de ciclos de projetos de renovação de data center de 4 em 4 anos, o que gerava muitos gastos.

“Agora, nossos investimentos em TI acontecem de acordo com a evolução da empresa, para sustentar a operação e não em imobilizados. Contamos com um ambiente 100% gerenciado, atualizado e monitorado 24x7x365. Ele ainda é seguro e isento de falhas.” Eliseu, TI Breithaupt 

Outro benefício percebido pelo Breithaupt é o apoio tecnológico de uma equipe especializada, o que é de grande valia para a tomada de decisões importantes dentro da empresa.

O Data Center as a Service é uma solução que oferece Infraestrutura, Software e Gerenciamento de toda a TI, tudo isso como serviço, através de uma despesa mensal acordada em contrato.

“O cliente pode levar dias ou até semanas para decidir a compra de um produto. Mas a partir da decisão ele quer comprar e receber “em minutos” se for possível. Tornar o processo de compra rápido, simples e seguro serão sempre diferenciais num segmento competitivo como o nosso, e o atual data center é um dos pilares dos vários projetos que estão sendo trabalhados nesta busca.”

A Sercompe apresentou uma proposta de serviços completa, colocando-se como fornecedor tanto de hospedagem quanto de monitoramento e evolução do ambiente, além de disponibilizar os servidores.

“A presença constante da equipe da Sercompe facilitou muito as operações nos diversos estágios do projeto. Na análise de viabilidade de projetos para um Colocation com equipamentos próprios, se mostrou o data center mais aderente em termos de custo e entrega.”

O projeto ocorreu dentro do prazo previsto, mesmo na fase de transição, com ambiente crítico e a operação aumentando, várias ações foram tomadas para sustentação, não interferindo nos projetos de expansão.

Próximos passos

Após a conclusão da primeira etapa do projeto de infra do data center e atualização do parque de hardware, redes internas e telefonia, ainda existe um desafio de organização e gestão de todo o histórico de informação do ambiente, também a melhoria continua das políticas e segurança e acesso a informação.

“Em 2018, o Breithaupt estará voltado para a otimização dos processos, bem como avaliação da capacidade de sustentação do negócio pelos Softwares ERPs em operação, outro ponto importante está na busca e incorporação de novas tecnologias, que estão mudando o futuro das relações de consumo através do varejo digital. Acreditamos que a Sercompe será um dos parceiros tecnológicos que nos darão apoio e sustentação em diversas etapas destes projetos,” conclui Eliseu.

  • Diversificar, expandir e proporcionar convergência entre os canais de vendas físicos e virtuais;
  • Melhorar o nível de segurança e acesso a informação;
  • Garantir estabilidade ao ambiente para suportar sistemas que mantém a operação da rede de lojas totalmente online, incluindo o Centro Administrativo e o Centro de Distribuição;
  • Diminuir os custos constantes em estrutura e espaço físico;
  • Ter os profissionais de TI, atuando com foco no negócio e dedicando menos tempo na manutenção da TI.
  • Cloud privada para atender particularidades dos softwares atuais;
  • Proposta de serviços completa, com o mesmo fornecedor tanto de hospedagem quanto de monitoramento;
  • DCaaS – Data Center as a Service, pacote IaaS Gerenciado, que inclui:

Infraestrutura as a Service (IaaS)

Servidores (físicos e virtuais);

Storages;

Rede (LAN/SAN);

Backup (Disco/Fita).

 

Gerenciamento

Monitoramento 24×7;

Atualização de firmware;

Atualização de drivers;

Suporte ao manuseio de infraestrutura/software;

Gerenciamento de SLA.

 

  • Eliminação dos ciclos de projetos de renovação de Data Center de 4 em 4 anos;
  • Estabilidade e performance do ambiente, com agilidade em execução de rotinas importantes, principalmente nas que tem impacto direto no cliente final;
  • Ambiente constantemente atualizado e monitorado 24x7x365;
  • Apoio tecnológico para a tomada de decisões importantes.